Todos os dias temos contato com produtos que, em sua maioria, são ofertados em embalagens. Do ponto de vista funcional, uma embalagem tem como objetivo assegurar o perfeito acondicionamento do produto.Para a gestão da marca, a embalagem é uma ferramenta importante de conexão com o consumidor. Nesse contexto, ela contribui para alterar as percepções do consumidor, criando valores estéticos e simbólicos que possibilitam à marca alcançar o brand equity.
Atualmente os esforços para criação de uma embalagem não podem se apoiar apenas em um layout bonito que, por si só, não é tão impactante quanto uma embalagem desenvolvida de acordo com os valores estratégicos da marca.
Dentro desse contexto, podemos citar o caso da Special Dog Company, que, neste ano, foi reconhecida com o Troféu Roberto Hiraishi 2025, durante a 32ª edição do Prêmio Brasileiro de Embalagem, promovido pela Revista Embanews. O prêmio foi conquistado na categoria Marketing, em reconhecimento à embalagem inovadora dos Biscoitos Special Dog Ultralife. A embalagem, além de funcional e prática, representa o importante compromisso com a sustentabilidade, reforçando os esforços da companhia em promover soluções que respeitam o meio ambiente.

O reconhecimento recebido pela Special Dog Company ressalta a importância da existência de um propósito e de uma estratégia bem definida para a marca. Logo, a embalagem não é o único movimento voltado à sustentabilidade, pois, com o intuito de ser um agente transformador dentro da comunidade, a empresa atua fortemente na promoção de práticas sustentáveis, buscando construir um mundo melhor para as gerações futuras.
Criar uma conexão com o consumidor é essencial para o sucesso de um produto. Nesse sentido, a embalagem desempenha um papel extremamente importante, agregando valores tangíveis e intangíveis à marca. Além disso, no ponto de venda, ela garante que sua marca seja reconhecida em meio a todos os outros produtos concorrentes. Vence quem tem a melhor estratégia de marca.
Portanto, uma embalagem precisa ser desenvolvida de acordo com as diretrizes estratégicas da marca, assegurando a comunicação clara de seus valores e compromissos, facilitando resultados e fortalecendo o brand equity.